O Dr. Ye Tianchi nasceu em 1667 e morreu aos 79 anos de idade. Ele foi um dos grandes médicos na história chinesa. Suas teorias sobre doenças febris sazonais foram de grande ajuda para médicos e estudiosos da medicina chinesa moderna ao lidarem com o surto de SARS que ocorreu há alguns anos. O Dr. Ye definiu claramente as doenças capazes de causar epidemias, assim como as doenças febris sazonais de outros tipos, ajudando assim as pessoas a entenderem mais sobre as doenças febris e, consequentemente, a identificarem as melhores formas de tratá-las.
O Dr. Ye nasceu em uma família de médicos chineses. Seu avô e seu pai foram ambos médicos famosos durante suas vidas. Ele começou a aprender sobre medicina chinesa com seu pai aos 12 anos. O Dr. Ye tinha 14 anos quando seu pai faleceu. Ele continuou seus estudos sobre medicina com o Sr. Zhu, um dos aprendizes de seu pai. Ye era tão inteligente que rapidamente aprendeu tudo que o Sr. Zhu podia ensinar. Posteriormente, o Dr. Ye procurou outros médicos extraordinários com os quais pudesse aprender mais. Em dez anos, ele já havia estudado com 17 professores. Como ele era um bom aprendiz e aplicava adequadamente o que aprendia, suas técnicas médicas se tornaram mais e mais avançadas, o que o levou a se tornar um dos maiores médicos de seu tempo.
Apesar do Dr. Ye ser muito famoso, ele conservou uma personalidade humilde e bons hábitos de estudo. Ele pesquisava textos médicos antigos todos os dias e ensinava quem vinha aprender com ele com sinceridade. Além disso, ele sempre desejava aprender com outros doutores cujas habilidades médicas eram consideradas melhores que as dele. Caso ouvisse falar de tal médico, ele daria o seu melhor para encontrar uma maneira de aprender com tal mestre.
Existem muitas lendas sobre a busca do Dr. Ye por aprender tanto quanto possível sobre medicina. O que se segue são dois exemplos interessantes.
O Dr. Ye teve um paciente que ele considerou ser incurável, então ele se surpreendeu ao ver que esse paciente tão doente se recuperou dentro de um ano. O paciente disse que um monge havia curado sua doença. O Dr. Ye decidiu que ele podia aprender com este monge. Ele perguntou a si mesmo se o monge teria coragem de aceitar um médico tão famoso como seu estudante. O Dr. Ye mudou seu nome a fim de poder aprender com este admirável monge. Além disso, ele teve de fazer uma série de tarefas como carregar água, pegar lenha, cozinhar, e limpar, agindo, desta forma, como um jovem aprendiz, o que impressionou profundamente o velho monge.
Vários anos se passaram e o monge disse ao Dr. Ye, “Você aprendeu todas as minhas técnicas e o seu desempenho é agora superior ao do famoso médico Ye Tianshi.” Então, o Dr. Ye se ajoelhou e reverenciou o velho monge admitindo que ele era Ye Tianshi. O velho monge ficou muito comovido pelo comportamento do Dr. Ye.
A segunda estória é sobre o Dr. Liu, um famoso acupunturista, que o Dr. Ye estava muito interessado em aprender, mas que não sabia como se aproximar. Coincidentemente, o sobrinho do Dr. Liu, o Sr. Zhao, estava doente e foi ver o Dr. Ye quando seu tio não foi capaz de curá-lo. O Sr. Zhao recuperou-se logo após ter tomado os remédios prescritos pelo Dr. Ye. Para expressar sua gratidão, o Sr. Zhao apresentou o Dr. Ye ao Dr. Liu para que ele pudesse se tornar seu aprendiz. Claro, ele ocultou sua verdadeira identidade mais uma vez.
Um dia, uma mulher grávida muito enfraquecida foi levada até o Dr. Liu para um tratamento de emergência. Depois de tomar seu pulso, o Dr. Liu disse que não seria capaz de salvar sua vida. No entanto, o Dr. Ye cuidadosamente observou a paciente, e colocou uma agulha de acupuntura abaixo de seu umbigo. Depois do tratamento, ele pediu à família que a levasse imediatamente para casa.
Assim que ela chegou a casa, a mulher deu à luz a um menino com sucesso. O Dr. Liu ficou muito surpreso quando descobriu o que havia ocorrido. Ele então percebeu que seu estudante era o respeitável Dr. Ye, cujo caráter humilde e zelo na busca por conhecimento tocou de tal forma o Dr. Liu que ele ensinou todas as suas técnicas de acupuntura ao Dr. Ye.
Quando já havia atingido uma idade avançada, as habilidades do Dr. Ye atingiam quase a perfeição, e ele ficou conhecido como um especialista em medicina. No entanto, ele manteve a mesma atitude humilde e sincera de sempre, e nunca rejeitou seus pacientes.
No momento de sua morte, ele disse a seu filho, “Nem todos estão qualificados para serem médicos. Para ser um médico atuante e salvar a vida das pessoas, não se pode depender apenas da própria inteligência inata, também é preciso estudar muito. De outra forma, é difícil garantir que os médicos não prejudiquem a vida das pessoas. Depois que eu morrer, meus descendentes não deveriam falar sobre a ciência médica tão casualmente.”
—
Este artigo pertence a série “Histórias da antiga China”; para ler outros artigos da série, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário